Páginas

domingo, janeiro 25, 2009

Tom no "Ton"

1- Tom trabalhando em casa 2-Tom e sua filha Maria Luiza, granvando Samba de Maria Luiza


"Ton a mais" homenageia um talento ímpar.
Em 25 de Janeiro de 1927, nascia António Carlos Brasileiro de Almeida Jobim - Tom Jobim. Se estivesse vivo, hoje completaria 82 anos.
Apaixonado por música, escrever e compor, não demorou muito para ser descoberto. As composições de harmonia suave e marcante, um samba ora com letras românticas, ora sempre o Rio de Janeiro como inspiração, fizeram com que Tom ficasse conhecido principalmente nos Estados Unidos. Tom fez parte do núcleo gerador de um estilo ao qual outros cantores fizeram parte, como Vinícius de Moraes, João Gilberto, Roberto Menescal, Nara leão, Toquinho, Maysa, Sylvia Telles... no ritmo que crescia o som, novos cantores passaram a canta-lo. A Bossa Nova nascia.

Há relatos que a maior influência desses cantores foi a música estadunidense, principlamente o Jazz. Foi um misto de Samba com Jazz, que originou a Bossa Nova, tanto que mais tarde Tom faz parcerias com Frank Sinatra, Stan Getz entre outros Ella Fitzgerald (é ela a cantora da connhecida canção Summertime).

É impossível falar da Bossa Nova sem contextualizar um pouquinho do envolvimento político e histórico, tão importante para o Brasil, pois está ligado ao período desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, entre 1956 e 1960. Esse período o Brasil está em crescimento político, econômico e Cultural, mudança de uma economia tipicamente agrária para a modernização, o que favorecia a criatividade, e a aproximação com os Estados Unidos na política, fez parcerias também na música.

Outro momento marcante foi quando a pedido do Presidente JK, Tom e Vinícius, compuseram Brasília, Sinfonia da Alvorada - com muita poesia descreve em cinco atos toda história da construção da nova capital.

Fica aqui a minha homenagem e meu "Ton a mais" com o Tom!!!

Nota: Desde de 2005, através de um projeto de lei, o Dep. Chico Alencar, institui 25 de Janeiro como O Dia Nacional da Bossa Nova.


Para Ouvir: Samba de uma nota só com Elis, Desafinado com Stan Getz, Você, Se todas Fossem iguais a Você, Falando de Amor com Miúcha, Vai levando com Miúcha e Vinícius, O Barquinho com Maysa e a minha preferida Bonita (em inglês).


See you again
Até a Próxima
E boa música...

Cela Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário